Como Decorar Bolos, passo-a-passo

A decoração de bolos é uma técnica que concede um toque de beleza a culinária

Por - 21/08/2012 21h31 Imprimir


A decoração de bolos  é uma técnica que concede um toque de beleza a culinária, transformando pratos simples em verdadeiras obras de arte. Para conseguir decorar um bolo com riqueza de detalhes, é necessário ser criativo, ter habilidade com as mãos e adotar os melhores ingredientes.

 

 

Há vários cursos  que visam à formação de um bom confeiteiro, expondo aos alunos as principais técnicas dessa atividade e desenvolvendo competências na área de culinária. Dominando os conceitos básicos de confeitaria, aumentam as chances de conseguir espaço no mercado de trabalho na área de gastronomia.

Existem muitas formas de como decorar bolo, a escolha da técnica dependerá da ocasião e do cliente. Um dos produtos mais utilizados para esse tipo de trabalho é a pasta americana, com ela podemos fazer a cobertura do bolo e acrescentar outros tipos de alegoria. Encontrada nos melhores supermercados e lojas de confeitaria, a pasta americana pode receber novas cores através de corantes alimentícios.

 

A área de confeitaria de bolos está se inovando a cada dia, afinal, a criatividade dos confeiteiros não encontra limites e diferentes técnicas de decoração se impõem nesse mercado tão promissor. Fazer bolos bonitos e elegantes não é algo exclusivo para profissionais, confeiteiros amadores também podem arriscar fazer esse trabalho a partir de algumas dicas.

 

Depois de preparar um bolo seguindo o passo a passo da receita, é chegado o momento de se preocupar com a decoração. Antes de iniciar o trabalho, avalie qual o objetivo da confeitaria, se o bolo será para festa de aniversário, casamento ou outro evento. É interessante valorizar um motivo temático de acordo com a comemoração.

Passo a Passo - Como Decorar Bolos Usando Pasta Americana

Materiais Necessários:

 

Bolo de sua preferência
Pasta Americana
Alisador
Cortador de Pizza
Modo de Preparo:

1. Abra a massa com um rolo de dentro para fora, tomando cuidado para que a massa não quebre, até que ela atinja a espessura de 1 centímetro.

 

 

2. Depois, deve-se colocar a pasta sobre o bolo e modelar com a mão.

 

 

3. Com o cortador de pizza, tire o excesso da massa.

 

4. Finalize o trabalho com um alisador, capaz de proporcionar um acabamento delicado ao bolo.

 

 

A pasta americana pode ser usada da forma que você preferir, aderindo cores e formas alegóricas. Para contribuir com a criatividade dos confeiteiros amadores, também existem decalque de chocolate e glitter comestível.

 

Decoração de Bolos Infantis

 

A decoração de bolos infantis tem feito um grande sucesso no mercado, um trabalho que mescla cores diversificadas e dá origem a uma verdadeira obra de arte. As crianças ficam encantadas com os bolos decorados a partir de motivos como palhaços, animais ou personagens conhecidos no universo infantil.

Além da diversidade de desenhos que é possível fazer, ainda pode-se utilizar enfeites e glitter comestível. Decorar um bolo infantil é tão fácil quanto decorar um bolo para outras festas, só que precisa de mais detalhes e cuidados.

 

 

Passo a Passo em Vídeo - Decoração de Futebol para Bolos de Meninos

 

 

 

Passo a Passo em Vídeo -  Como Nivelar e Corrigir Defeitos do Bolo

Na hora de desenformar o bolo algumas partes podem se despedaçar/esfarelar e deixar o bolo defeituoso. Porém isso não é motivo de desespero. Há uma solução fácil e rápida para corrigi-lo e posteriormente decorá-lo. Veja no vídeo abaixo:

 

Decoração de Bolos com Chantilly

 

O chantilly é ótimo para decoração de bolos. Possui um ótimo sabor que agrada sempre a maioria dos convidados e também é muito flexível, pois apresenta diversas opções para a decoração do bolo. É possível encontrar chantilly de diversas cores para fugir do tradicional branco. Os chantillys coloridos são excelentes para decorar bolos infantis.

 

Passo a Passo em Vídeo - Decoração de Bolo com Chocolate

 

 

 

Passo a Passo - Como Fazer a Pasta Americana

 

A pasta americana também é chamada de covapaste e é feita a base de açúcar. Esta pasta permite modelagem devido a sua característica de elasticidade. Geralmente quando comprada pronta vem na cor branca. Ela esconde todo tipo de imperfeições dos cortes da massa do bolo e é muito simples de trabalhar, aceitando qualquer tipo de corante comestível.

Você poderá montar personagens,  desenhos, flores e muitas outras formas. Decore seus bolos com estilo e sofisticação.

 

 

Ingredientes:

 

250 ml de água

5 colheres de gelatina em pó sem sabor

 

5 colheres de glucose

7 colheres de gordura vegetal hidrogenada

 

2 a 3 quilos de açúcar impalpável

Modo de Preparo:

 

Polvilhe a gelatina sobre um recipiente refratário com a água e espere hidratar. Leve ao banho-maria até que se dissolva e fique transparente. Junte a gordura e a glucose, e mexa, ainda em banho-maria. Cuidado para a mistura não aquecer demais. Retire do fogo, espere amornar, e despeje sobre aproximadamente 1 quilo de açúcar impalpável peneirado em uma tigela. Mexa bem, e aos poucos junte o açúcar até obter o ponto desejado. Quando estiver mais firme, passe para uma superfície e sove até ficar bastante elástica.

O açúcar impalpável pode ser encontrado em lojas de material para doçaria e confeitaria. Se não achar não tem problema! Na verdade, esse açúcar é uma mistura de açúcar de confeiteiro e amido de milho. Veja a receita:

Ingredientes:

500 gramas de açúcar de confeiteiro
3 colheres de amido de milho
Modo de Preparo:

 

Misture tudo em uma vasilha e vá batendo aos poucos no liquidificador, para ficar bem fininho.

Se você não quiser usar (ou não achar) glucose e gordura vegetal, você pode substituí-los por 4 colheres de mel e 200 gramas de margarina sem sal.

Você não pode guardar a massa para utilizar outro dia, pois ela irá ressecar e ficará inutilizável.

 

A glucose pode ser encontrada no mercado e só tem uma marca, que é o KARO, pois esta é a glucose original, o restante tem amido em sua composição e não dará certo. Custa em torno de R$6,00.

 

Modelos de Bolos Decorados

 



mundodastribos.com / como-decorar.blogspot.com.br » Comentar
publicidade
publicidade




webdesigner