Onde fazer cirurgia de catarata em São Paulo

Onde fazer cirurgia de catarata em São Paulo – Cirurgia de Catarata em São Paulo pode ser realizada na Lapa e Pinheiros, Santo Amaro. Saiba Mais sobre a cirurgia de catarata. Houve um aumento de mais 90% de procura por cirurgia de catarata durante a pandemia, agravando o caso de pacientes com a continuidade das restrições. Procedimentos eletivos haviam sido suspensos por causa da pandemia da Covid-19 desde março de 2020.

Com isso, este tipo de cirurgia se tornou uma das mais buscadas no Google e mais aguardadas nas filas de espera em clínica de olhos e hospital de olhos.

Visite o link abaixo

Consulta de Cirurgia de Catarata

A cirurgia de Catarata é um dos procedimentos mais seguros e eficazes da atualidade. Consiste na retirada do cristalino (lente natural do olho), para implante de uma lente intraocular. Quais são as indicações da cirurgia? A cirurgia de Catarata é indicada para todos os estágios da doença.

Quantos dias de repouso após cirurgia de catarata?

Após a cirurgia de catarata, recomenda-se repouso relativo e não absoluto, com um atestado médico de, no mínimo, 7 dias do seu trabalho. Este período é para que descanse sua visão e dê tempo para que o seu corpo se acostume com todas as mudanças.

Como é feita a cirurgia de catarata?

Por meio de uma espécie de caneta fina e delicada, se faz pequenas incisões (em torno de 3mm) no cristalino para facilitar a remoção da catarata e, logo após, a facoemulsificação retira e aspira os fragmentos da doença, por meio de um equipamento ultra-sônico.

Quanto tempo leva para a visão voltar ao normal após a cirurgia de catarata?

É normal ficar “embaçada” nos primeiros dias de pós-operatório. Após alguns dias você observará uma melhora gradual. Em média com duas a três semanas a visão estará praticamente normal, permitindo na maioria dos casos um cotidiano sem maiores transtornos.

Doença ocular surge com o envelhecimento e é um dos principais causadores de cegueira no mundo. Métodos e tratamentos inovadores garantem solução efetiva. Cirurgia de Catarata com novas tendências.

A visão é um dos sentidos mais usados pelo ser humano, seja para se relacionar e interagir com outras pessoas, enxergar o ambiente e tudo ao seu redor. Quando não sendo cuidados e preservados de maneira adequada, podem afetar tarefas comuns, como: andar, se divertir, trabalhar, estudar, comer e praticar exercícios físicos. Ou seja, cuidar dos olhos é, portanto, muito importante, pois não somente mantém a saúde e qualidade de vida, como também proporciona a sensação de proteção e bem-estar.

A catarata – redução da transparência do cristalino -, é considerada uma das maiores causas de deficiência visual no mundo. De origem congênita, secundária ou traumática, ela se desenvolve juntamente com o envelhecimento, atingindo principalmente a população idosa. Porém, esse problema tem como solução a cirurgia que remove a opacidade ocular – resquícios de impurezas que a catarata produz – e restabelece a nitidez das imagens. Em alguns casos, é possível que o paciente fique dependente de óculos.

Principais fatores que causam a catarata

Existem três tipos de disfunções oculares.

Congênita

É a malformação do cristalino durante o desenvolvimento do feto, podendo afetar diretamente um ou os dois olhos e que pode ser identificado logo após o nascimento do bebê. Depois do diagnóstico, é essencial realizar a cirurgia para evitar que outros problemas oculares, ainda maiores sejam desenvolvidos e afetem o desenvolvimento e crescimento da criança.

Senil

Relacionado à idade, surge principalmente após os 50 anos e o seu processo de evolução natural é devido ao envelhecimento do organismo.

Secundária

Geralmente, são desenvolvidas por doenças como: diabetes, hipotireoidismo e medicamentos como o corticoide.

Traumática

A possibilidade que aconteça com qualquer pessoa, é grande, já que pode ser ocasionado através de acidentes, traumas ou introdução de objetos nos olhos. Contudo, não se manifesta em sequência do trauma, ou seja, pode levar anos para se manifestar.

Como funciona a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata, é um procedimento clínico, que realiza a remoção de uma mancha opaca no cristalino e que é substituído por uma lente transparente sintética, que auxilia a restaurar a visão. Esse tipo de cirurgia, pode ser feito através de duas técnicas: a convencional, que é conhecida clinicamente como Facoemulsificação e a laser.

No método da Facoemulsificação, sua finalidade consiste em extrair a catarata através de aparelhos de ultrassom, que possuem tecnologias de alto padrão e qualidade, capazes de emulsificar o núcleo ocular, facilitando a “aspiração” da catarata. Este tipo de cirurgia, é considerada tradicional, pois oferece avanços significativos e eficientes. No procedimento a laser, é possível realizar o fragmento do cristalino opaco, apenas com este dispositivo e geralmente, leva em torno de 20 minutos a 2 horas, dependendo de qual técnica cirúrgica o médico oftalmologista escolher usar.

Sintomas mais comuns

Além da perda gradativa da visão, outros sintomas podem surgir:

  • Sensibilidade à luz
  • Visão embaçada
  • Dificuldade para enxergar e identificar objetos
  • Enxergar pessoas e objetos em duplicidade, distorcidos, com contornos ou disformes
  • Dificuldade para distinguir cores e formas

De acordo com um documento expresso pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o progresso e prevalência da cegueira no mundo, em decorrência da catarata, são causadas por diferentes razões e estima-se que só no Brasil, aproximadamente 1.500.00 de pessoas, isto é, 47% da população brasileira, já perdeu a completa visão, em função dessa doença.

Segundo médicos especialistas da área, a catarata não aparece apenas em idosos, existem casos de pessoas entre 55 e 65 anos de idade que apresentam as mesmas condições.

Quando procurar um Oftalmologista?

É recomendado que se procure um médico oftalmologista em duas circunstâncias: em consultas periódicas, para verificar a pressão e o grau da retina, para a prevenção de possíveis doenças – não somente a catarata – e, em casos especiais – consultas com maiores frequências.

Os médicos também advertem que é preciso buscar atendimento clínico quando tiver alergia, coceira ou dor nos olhos, baixa visão e embaçamento.

Contudo, o mais relevante é que a cirurgia melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes e evita quedas – uma das maiores causas de mortalidades entre as pessoas de mais idade.

Cirurgia de Catarata